domingo, 22 de dezembro de 2013

Como anda o seu corpo e mente?

Quando você fica ofegante ao realizar atividades simples do seu dia a dia, como subir uma escada e andar ou apenas se sente desconfortável ao se olhar num espelho, cuidado: você pode e deve fazer alguma atividade física. Segue abaixo algumas dicas.
Quando falamos de Atividade Física e seus inúmeros benefícios para a saúde e o perfeito equilíbrio entre corpo e mente, podemos considerar aspectos bioquímicos e fisiológicos.
Do ponto de vista bioquímico, o exercício favorece a liberação de endorfinas, que são hormônios que dão a sensação de bem-estar e relaxamento, e de neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a norepinefrina, antidepressivos naturais. Para quem está sempre ocupado, correndo, cheio de coisas pendentes para terminar, achar tempo para incluir na rotina alguma atividade física ou hobby, parece missão impossível, mas não deveria. Do ponto de vista fisiológico, o esporte ajuda na regulação do cortisol, hormônio do estresse produzido em situações de ansiedade e nervosismo que promove a constrição dos vasos. No médio prazo, o efeito positivo do esporte é uma redução na pressão arterial e na frequência cardíaca. A pessoa passa a se ver como alguém que se cuida e aumenta a confiança em sua imagem corporal. “A atividade escolhida tem de promover um desligamento das preocupações do trabalho”, diz a psicóloga Liliana Scheliga, da clínica MindSolutions, de São Paulo. A seguir, algumas atividades para manter corpo e mente em equilíbrio.
Em busca de apartamento diferenciado e com área de lazer entregue decorada e mobiliada? Acesse já e confira: www.imositebrazil.com
Musculação
Os exercícios contra resistência além de aumentarem consideravelmente a massa muscular ajudam muito no controle do peso corporal reduzindo a gordura em função do grande aumento do metabolismo, melhorando muito a imagem corporal e a auto-estima.
Yoga
A yoga trabalha o controle da mente por meio da meditação. Segundo Nestor Mota, diretor do Instituto Goiano de Yoga, são as técnicas de respiração e a filosofia por trás da atividade as grandes responsáveis pelo efeito anti-estresse da Yoga.

“Em cada situação, quando estamos tranquilos, assustados ou agitados, respiramos de um jeito diferente. Com as técnicas aprendidas, é possível interferir nesse processo instintivo e usar a respiração correta para mudar o estado emocional”, afirma Nestor.

Aeróbicas
Segundo os especialistas, as atividades físicas que melhor combatem o estresse são as aeróbicas, como corrida, caminhada, natação, ciclismo e esportes com bola. Elas são de caráter contínuo, onde a partir do momento que você começa o exercício, seu corpo já entra em processos fisiológicos promovendo vários benefícios.

Outras atividades que também auxiliam na diminuição do estresse diário, são a dança, seja individual ou em dupla, as atividades artísticas e qualquer atividade que você se identifique, que dê prazer e se sinta bem.

Em busca de apartamento diferenciado e com área de lazer entregue decorada e mobiliada? Acesse já e confira: www.imositebrazil.com
Fonte: lifeison.com.br (Marcelo Nascente) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário