Conheça os caminhos para investir em imóveis em 2014. Joana Oliveira
Quem sonha com um dinheiro extra em 2014 ou mesmo com a possibilidade de viver de renda não precisa confiar apenas na sorte na hora de apostar no prêmio milionário da megassena da virada. Uma alternativa é investir em imóveis.
Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi), o crescimento anual do mercado de investidores do setor imobiliário no estado deve se manter entre 10% e 20% no ano que vem.
Para investir nesse filão, é necessário fazer um longo planejamento, cujo primeiro item da lista é a análise da própria capacidade de compra. Os financiamentos bancários a taxas mais baixas ajudam na empreitada, mas, ainda assim, é preciso ter cuidado para que o investimento não aperte demais o bolso.
Aproveite para conhecer algumas opções de investimento em imóveis na cidade de Goiânia e região: www.imositebrazil.com
"Trinta por cento é o máximo que a pessoa deve investir de sua renda líquida no imóvel", indica Gilberto Benevides, consultor em investimentos imobiliários e coautor, com o investidor Wang Chi Hsin, do livro Investir em imóveis - entenda os segredos práticos desse mercado.
Wang Hsin ressalta que, além do valor do patrimônio, os custos agregados de escritura, registros em cartórios e impostos devem ser inclusos no orçamento de quem vai investir. "Se comprar de terceiros, ainda há o gasto com a contratação de um advogado, pois é preciso que um profissional analise as condições legais do local", diz.
Para que a aplicação renda o esperado, a localização do imóvel é um aspecto fundamental: aquele que tem melhor infraestrutura ao redor tem maior liquidez (possibilidade de ser revendido mais rápido). Em Salvador, de acordo com o Sindicato da Habitação da Bahia (Secovi-BA) e a Ademi, os bairros residenciais mais tradicionais, como Pituba, Horto Florestal, Graça e Patamares, continuam sendo os mais valorizados, mas a verticalização do Caminho das Árvores e a expansão de Lauro de Freitas tornam esses locais igualmente atraentes.
Já a avenida Tancredo Neves se mantém como grande centro comercial da cidade, principalmente por contar com sedes de grandes empresas, shoppings e hospitais nos arredores, mas começa a dividir o posto com a região da Paralela. (...)
Aproveite para conhecer algumas opções de investimento em imóveis na cidade de Goiânia e região: www.imositebrazil.com
Dicas para o investidor
Planejamento - A primeira coisa a fazer é uma análise da própria situação financeira e da capacidade de compra. Não é recomendável usar mais de 30% da renda líquida para comprar um imóvel.
Tipo de imóvel - A escolha do tipo de imóvel no qual se deseja investir é outro aspecto que demanda tempo e atenção. Os residenciais menores, com quarto e sala ou dois quartos, que têm valor mensal mais barato, são mais fáceis de alugar. Mas para quem deseja obter um lucro maior, as salas comerciais são opção melhor.
Localização - Um imóvel bem localizado tem maior liquidez. É importante escolher bairros com boa infraestrutura, com pontos de comércio e serviços nos arredores. Em Salvador, para aluguel de moradia, os locais mais valorizados ainda são bairros tradicionais, como Pituba, Horto Florestal e Caminho das Árvores, e agora também a região norte, como Lauro de Freitas. Já para salas comerciais, a Av. Tancredo Neves ainda é a melhor opção, mas a região da Paralela já ganha espaço.
Locação - Quem investe em aluguel deve ter muito cuidado com a manutenção do imóvel. A locação deve ser feita o mais rápido possível, pois se o imóvel fica parado, acaba gerando ônus, pois o proprietário precisará arcar com custos adicionais, como a mensalidade do condomínio.
Aproveite para conhecer algumas opções de investimento em imóveis na cidade de Goiânia e região: www.imositebrazil.com
Fonte:http://atarde.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário